Jun

2017

Enfil atinge posição de liderança no setor de gestão de resíduos sólidos



Em Maio de 2011 a Enfil incluiu em suas linhas de atuação a área de remediação de áreas contaminas e gestão de resíduos sólidos.

Remoção de Lodo Oriundo de Processo Físico-Químico e Blendagem com Cal e Pó de Serra

Inicialmente, esta ampliação de portfólio da empresa, concentrou-se em clientes privados, principalmente nos setores de incorporações imobiliárias e de energia, onde bons contratos foram obtidos para descontaminação de transformadores e remediação de áreas industriais para implantação de empreendimentos comerciais e residências no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Nesse período a Enfil ampliou seu cadastro em clientes da área de óleo e gás e iniciou um trabalho comercial mais agressivo, promovendo uma ampla divulgação dessa nova área dentro desse segmento de mercado. Essa ação começou a gerar convites para participação em concorrências e, em decorrência, gerou importantes contratos de Gestão de Resíduos para unidades de produção e refino de petróleo.

Hoje o setor de óleo e gás representa uma fatia expressiva do faturamento da área e foi estratégico para a consolidação dessa atividade no portfólio da Enfil.

A unidade da empresa voltada para áreas contaminadas e gestão de resíduos, que nos dois primeiros anos de atividades representou menos de 5% do faturamento da empresa, nos anos subsequentes mostrou o acerto da decisão da Enfil em entrar nesse segmento.

Atualmente essa área contribui com cerca de 30% do faturamento da Enfil representando, com riscos e margens que se mostraram de importância vital para a empresa, uma alternativa acertada para atravessar os momentos de dificuldades dos últimos 3 anos.

A Enfil continua a acreditar na consistência dessa área dentro do seu portfólio de serviços e está consolidando sua estratégia de mercado para ocupar uma posição privilegiada entre as 5 maiores empresas que atuam nesta área no Brasil.