Jun

2017

Processo IST para secagem de lodo utilizando energia solar



O setor de saneamento ambiental, com os recentes contratos fechados pela Enfil e que têm como objeto a implantação de sistemas de tratamento de água e esgotos para os setores público e privado, têm mostrado carência de soluções completas que forneçam todo o perfil de serviços que compõem esta atividade, onde se inclui a secagem do lodo produzido por tais sistemas.

Ainda hoje é comum a destinação de lodos desses sistemas de tratamento em aterros sanitários para lixo comum.

Esses lodos são destinados com umidade superior a 75%, o que representa uma geração de chorume muito grande para os aterros onde estão sendo enviados. É como se tivéssemos jogando água em cima dos resíduos e produzindo, em consequência, grande volume de chorume para tratamento.

Essa situação impõe limitações para os aterros, limitando a capacidade de recebimento dos mesmos e criando consequências técnicas de estabilidade, que junto com a produção adicional de chorume, aumenta significativamente os custos de disposição.

A Enfil, como importante fornecedora de soluções para o setor tem colocado para o mercado uma solução inovadora para esta questão.

Trata-se da secagem, utilizando energia solar, para o lodo produzido nesses sistemas , reduzindo a umidade do lodo de 80% para 30%.

Essa tecnologia, agora disponível no Brasil, é fruto de um acordo de cooperação técnico-comercial firmado com a IST alemã.

Esse processo de ponta e atualmente utilizado nos países mais desenvolvidos, permite a reutilização do lodo ou sua destinação de forma adequada em aterros sanitários.

A parceira firmada pela Enfil com a IST, empresa com centenas de projetos em operação ao redor do mundo, inclusive na América Latina, já resultou no fechamento de um projeto em implantação pela Enfil no Rio Grande do Norte para secagem de lama de perfuração do sistema Petrobras. Este sistema de secagem usa a energia solar para otimizar o processo de secagem, utilizando para isto um galpão tipo green house, normalmente utilizado em estufas de flores, com um equipamento revolvedor e ventilação forçada para otimizar o processo de transferência da água, que está no lodo, para a atmosfera.

Diferentemente do processo de compostagem convencional, o processo da IST não permite a degradação do lodo e o aparecimento de odores provenientes da compostagem e, para isso, tem toda uma tecnologia de controle do processo de revolvimento e ventilação para garantir os resultados.

Os projetos atualmente planejados pela Enfil está trazendo da Alemanha o sistema de revolvimento e o CLP, sendo toda estrutura montada e produzida no Brasil.