Enfil reforça aposta no saneamento urbano – Valor – 07/01/15

Data: 12/01/2015 | Categoria: Destaques, Imprensa, Notícias


Enfil reforça aposta no saneamento urbano  - Valor - 07/01/15

Clique aqui para ver a reportagem completa (PDF)


Entrevista Franco Tarabini – Folha de São Paulo – 29-08-14

Data: 29/08/2014 | Categoria: Imprensa, Notícias


Entrevista Franco Tarabini - Folha de São Paulo – 29-08-14

Clique aqui para ver a reportagem completa (PDF)

Reportagem no site da Folha de São Paulo


Contratos com a CITEPE – Matéria Folha de São Paulo 06/08/2014

Data: 11/08/2014 | Categoria: Imprensa, Notícias

Contratos com a CITEPE - Matéria Folha de São Paulo 06/08/2014

Clique aqui para ver a reportagem completa


Enfil entra na fase final de montagem eletromecânica da RNEST

Data: 25/02/2013 | Categoria: Notícias

Enfil Construções e Montagens Ltda, responsável pela execução  da montagem eletro-mecânica da ETA/ETC da RNEST

A Enfil Construções e Montagens Ltda, responsável pela execução da montagem eletro-mecânica da ETA/ETC da RNEST – Refinaria Abreu e Lima em Ipojuca-PE entra na fase final de seus trabalhos que mobilizou aproximadamente 800 homens, que executaram a montagem de 445 toneladas de tubulações, conexões e acessórios, sendo 330 toneladas em aço carbono e 115 toneladas em aço inox, 1100 toneladas de “pipe-racks”, coberturas metálicas, escadas e plataformas e 300 toneladas de tanques, bombas, ponte rolantes, talhas, trocadores e outros. Esse contrato, o mais importante já realizado pela empresa, é uma demonstração de sua maturidade e expertise em empreendimentos de grande porte e complexidade.


Sistema de despoeiramento fornecido à Vale Manganês inicia as fases de Comissionamento, Start-up e Operação assistida

Data: 25/02/2013 | Categoria: Notícias

Sistema de Despoeiramento para Forno de Redução R-1 Enfil na VALE Rio Doce Manganês

Um sistema inédito de Despoeiramento para o Forno de Redução R-1, instalado na Unidade de Rancharia da VALE Rio Doce Manganês, localizada em Ouro Preto – MG acaba de ter sua montagem finalizada e entra nas fases de comissionamento, partida e operação assistida.O fornecimento é do tipo “turn-key”, incluindo projeto, obra civil, fabricação, materiais de instalação, transporte, montagem eletromecânica, supervisão de montagem, treinamento de pessoal, testes e partida. Esse Sistema permitirá a redução da emissão de material particulado proveniente do Forno Elétrico de Redução R-1 e a consequente melhoraria das condições ambientais, compatível com os níveis estabelecidos pela legislação.

Todo o gás gerado no teto do forno, que será captado através de nova interligação da chaminé primária existente, será encaminhado a uma Câmara de Combustão especial através da depressão do sistema, gerada pelos dois ventiladores de exaustão, operando em paralelo e localizados após o filtro de mangas. Após a queima dos gases na camara de combustão e a eliminação do CO contido nos mesmos, serão encaminhados à bateria de ciclones, objetivando a captura dos particulados mais pesados para que os mesmos não decantem no Trocador de Calor por convecção natural.

O Trocador de Calor é o responsável pelo término da redução de temperatura dos gases, de forma a garantir uma temperatura na entrada do filtro de mangas com objetivo de reduzir a emissão de material particulado.


Enfil celebra contrato em regime de «DBOT» da Central de Utilidades da OSX no Rio de Janeiro

Data: 25/02/2013 | Categoria: Notícias

Parceria Enfil CRA

A Enfil acaba de firmar, em parceria com a CRA, um dos mais importantes contratos de sua história. Trata-se do fornecimento de uma Central de Utilidades, na modalidade DBOT, para a Unidade de Construção Naval da OSX, no Açu, o maior estaleiro das Américas, que está sendo construído em São João da Barra, no norte fluminense. O escopo do fornecimento desse importante contrato é composto pelos seguintes itens:

  • Centro de gerenciamento de resíduos, que executará omanuseio e a destinação final de todos os resíduos gerados na unidade, exceto os de alto valor agregado, que serão manuseados, separados e retornados ao cliente ou reaproveitamento;
  • Duas estações de tratamento dos efluentes gerados no estaleiro, sendo uma para o tratamento do esgoto sanitário, através de processo biológico e outra destinada ao tratamento dos efluentes industriais através de processo físico-químico e;
  • Estação de tratamento de água, para condicionamento e tratamento de águas de poços profundos. Esse contrato consolida a posição da Enfil como líder no mercado com o fornecimento de plantas de tratamento de água e efluentes no Brasil, através do emprego das mais variadas tecnologias e ratifica sua posição através de contratos em regime DBOO, DBOT, Concessões, PPP’s, Operações e Aquisição de ativos. Este contrato é um marco na parceria de longo prazo que a Enfil e a CRA buscam aprofundar com a OSX, empresa do Grupo EBX.

Sistema de dessulfurização de gases para a termoelétrica da MPX em Itaqui no Maranhão é concluído

Data: 25/02/2013 | Categoria: Notícias

Sistema de Dessulfurização de Gases de Combustão da MPX instalado pela Enfil

O sistema de dessulfurização de gases de combustão (FGD – Flue Gas Desulfurization) da usina termoelétrica de Itaqui (MA), da MPX, instalado pela Enfil Controle Ambiental, entrou em fase de comissionamento, teste operacional onde são realizados os ajustes finais antes do equipamento passar a operar regularmente. O FGD elimina gases sulfurosos (SOx) das emissões e evita a possibilidade da chamada chuva ácida, pela lavagem dos gases emitidos no processo. Sistemas semelhantes estão sendo instalados em outra unidade da MPX, em Pecém.Os testes comprovaram a perfeita adequação do sistema, que será acionado quando a usina entrar em operação, prevista para até o final do ano. O fornecimento da Enfil contemplou a engenharia básica e detalhada, materiais, fabricação e montagem da planta do cliente. A empresa já forneceu sistemas de FGD similares para indústrias no Brasil e no exterior, incluindo a engenharia básica para uma siderúrgica na Mongólia.


Serviços técnicos de remediação de áreas contaminadas para as linhas do Metrô de São Paulo são contratadas

Data: 25/02/2013 | Categoria: Notícias

Enfil vence licitação remediação de áreas contaminadas do Metro

A Enfil acaba de vencer licitação para a prestação de serviços técnicos especializados em remediação de áreas contaminadas da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Os serviços devem ser executados em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela CETESB, pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e de normas aplicadas internacionalmente na ausência de normas brasileiras. Os serviços contratados visam a recuperação das áreas contaminadas por onde irão passar as linhas subterrâneas e compreendem a coleta de amostras, execução de ensaios e testes laboratoriais objetivando a obtenção de parâmetros para instruir os processos de análise e remediação a serem realizados. O contrato prevê ainda a execução dos processos e obras de remediação, assim como a elaboração dos relatórios de acompanhamento e evolução dos processos de remediação implantados. Todas as atividades serão desenvolvidas de acôrdo com as normas da CETESB na Decisão de Diretoria nO 103/2007/C/E de 22 de junho e no Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.


Tecnologias para tratamento de água e esgotos sanitários são apresentadas à Corsan na cidade de Porto Alegre

Data: 25/02/2013 | Categoria: Notícias

Enfil - Palestra para engenheiros e técnicos da Corsan

A Enfil, através de sua equipe de engenheiros especializados em tecnologias para tratamento de água, esgotos sanitários e resíduos sólidos esteve, na cidade de Porto Alegre, proferindo palestra para um público formado por engenheiros e técnicos da Corsan – Cia. Riograndense de Saneamento sobre o seu expertise e linha de equipamentos, processos e serviços para as necessidades do setor público.Na oportunidade a empresa, que mantém hoje uma estrutura especialmente montada para atender às demandas públicas, apresentou seu atual estágio de desenvolvimento tecnológico, que incorpora e disponibiliza para o mercado nacional o que existe de mais moderno no mundo para solucionar os graves problemas de saneamento básico e que necessitam de alternativas eficientes e de baixo custo.


Enfil assina contrato para o fornecimento das unidades de tratamento de água e efluentes às Plantas de Utilidades do Comperj – Complexo Petroquímico do estado do Rio de Janeiro

Data: 25/02/2013 | Categoria: Notícias

Enfil - Parceria com Veolia fornece estação de tratamento de água desmineralizada

A Enfil, em parceria com a empresa francesa Veolia, estará fornecendo as Estações de Tratamento de Água Desmineralizada (ETAC), Condensado (ETC) e de Despejos Industriais (ETDI) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras. O contrato foi firmado com o consórcio TUC, formado pela Toyo Engineering, UTC Engenharia e Construtora Norberto Odebrecht, consórcio este contratado pela Petrobras para a construção das unidades de utilidades do maior complexo do país. O Comperj será a primeira planta de refino da Petrobras a ser abastecida com efluentes municipais tratados, a partir de uma das estações de tratamento de efluentes do estado do Rio de Janeiro, ao invés do usual abastecimento de águas fluviais sendo que o volume total fornecido vai passar por um novo tratamento nos sistemas a serem implantados.

A água da ETAC será pré-tratada e desmineralizada em um sistema de Osmose Reversa (OR) – com capacidade de produzir 980 m3/h de água – e receberá polimento em leito misto. Esse sistema, recuperará 75% do volume total fornecido para o Complexo Petroquímico.O sistema de Osmose Reversa terá 8 módulos,sendo que sete dos quais para operação e um de reserva. O projeto contempla ainda um sistema de tratamento de condensado composto por uma sequência de filtração (filtros coalescedor, pré-capa e de carvão) e leito misto polidor. A Estação de Tratamento de Despejos Industriais terá tecnologias agregadas visando o reuso da água. O sistema de tratamento primário, com vazão de projeto de 750 m3/h, abrange um separador de óleo-água API; sistema de flotação de ar dissolvido (DAF) e filtros casca de nozes, para linhas de águas contaminadas e águas oleosas. Depois de passar pelo tratamento primário, o efluente segue para o tratamento secundário, composto por um sistema MBR (Membrane Bioreactor), passando posteriormente por filtros de carvão ativado e, por fim, pelo sistema de Eletrodiálise Reversa (EDR) para o reuso de 500 m³/h do efluente tratado no circuito de resfriamento da refinaria.

O projeto prevê ainda a desidratação dos lodos oleosos e biológicos produzidos pela ETDI. Com este novo fornecimento a Enfil reforça sua posição de liderança no mercado nacional e amplia significativamente sua participação como fornecedor de destaque da Petrobras.